Blog da Renova

Esfoliação: entenda a importância e a diferença de esfoliar o rosto e o corpo

Esfoliação é o melhor método para remover as células mortas e estimular a renovação da pele.

Se você quer fazer uma esfoliação facial ou corporal corretamente, não pode simplesmente esfregar o rosto com qualquer produto.

Mas não precisa se preocupar, no texto de hoje vamos explicar tudo que você precisa saber para fazer a esfoliação e ter uma pele linda!

ANTES DE FAZER A ESFOLIAÇÃO
Antes de sair esfregando o rosto e corpo para fazer a sua esfoliação, veja algumas dicas e recomendações para arrasar no procedimento.

1) A esfoliação deixa a pele mais macia e preparada para receber ativos como hidratantes e cremes anti-idade, aproveite esse momento e hidrate a pele para evitar ressecamentos!

2) A pele do corpo tem uma textura muito diferente da pele do rosto, são necessárias receitas e frequências diferentes para cada um.

3) Procure esfoliar o corpo, no máximo, uma vez a cada 15 dias, já no rosto a esfoliação pode ser realizada uma vez por semana.

ESFOLIAÇÃO FACIAL
A esfoliação facial pode ser feita através da descamação ou abrasão (esfoliação química ou física).

Isso elimina os resíduos que deixam o rosto envelhecido e ressecado.

Quando a esfoliação facial é feita com a periodicidade certa, a pele fica mais equilibrada e pode clarear ou melhorar a aparência de marcas e manchas.

Para saber qual é a periodicidade certa da esfoliação facial para o seu tipo de pele é importante consultar um dermatologista.

Você pode fazer a esfoliação com receitas caseiras ou produtos específicos para o seu tipo de pele.

Mas se você quer o auxílio de um profissional nesse momento pode optar por tratamentos como a limpeza de pele com hidratação.

Um dos processos da limpeza de pele é a esfoliação facial e a hidratação fecha com chave de ouro o procedimento.

Outra opção de tratamento estético para fazer a sua esfoliação facial com o auxílio de um profissional é o peeling.

Existem dois tipos de peeling: o químico e o físico. O primeiro é feito com ácidos e o outro com fluxos de cristais (como o peeling de diamante) ou lasers.

Em ambos os casos o objetivo é causar microdermoabrasões que vão ajudar a descamar a pele e estimular a produção de novas células de colágeno e elastina.

ESFOLIAÇÃO CORPORAL
Como a pele do corpo é mais seca que a do rosto, a esfoliação corporal precisa ser feita com um espaço maior entre os procedimentos e usar produtos diferentes.

A frequência ideal é uma vez a cada 15 dias.

A esfoliação corporal geralmente é realizada com cremes que contém microesferas ou grånulos e ativos hidratantes.

Esse procedimento pode ser feito em casa com os produtos adequados, como sabonetes esfoliantes, ou com o auxílio de um profissional.

Dentre os benefícios de fazer a esfoliação no corpo está a redução da celulite e aumento da firmeza da pele, além do clareamento de marcas e manchas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.